Vendas e Marketing: união que gera o aumento das vendas e dos resultados

Será que os times de vendas e marketing podem dar mais resultados?

Você já se perguntou como é possível aumentar os resultados do seu negócio sem aumentar a estrutura de pessoal? Eu diria que sim, acertei? 😊

O que vou falar hoje não é nenhuma novidade para os empresários. Entretanto, é algo que muitas empresas ainda não praticam e que gera resultados consistentes e aumentam consideravelmente a taxa de conversão: integração dos times de vendas e marketing!

As equipes de vendas e marketing nem sempre dialogam na empresa. Todavia, alinhar as metas entre os dois setores é uma forma muito eficiente de melhorar os resultados do negócio. Por esse motivo, recomendamos que você defina uma estratégia de SLA.

Não sabe o que é o SLA? Vou explicar. O SLA é uma sigla para Service Level Agreement, que em português é conhecido como Acordo de Nível de Serviço. O SLA envolve a criação de mecanismos para que diferentes áreas de uma mesma empresa atinjam os mesmos objetivos.

Quando há sintonia, é possível aproveitar os inúmeros benefícios do Inbound Marketing para gerar leads de qualidade. Essas ações se convertem em um retorno financeiro muito interessante para a empresa.

Vale a pena implementar o SLA entre vendas e marketing?

integrar vendas e marketing

A falta de alinhamento entre os departamentos de vendas e marketing é um problema antigo, e um dos maiores desafios nesse aspecto é a comunicação. Outros problemas também afetam esse cenário, como a reclamação de ambas equipes sobre a discrepância de métricas para avaliar os seus resultados.

Outra situação recorrente são as expectativas que os funcionários de uma equipe têm da outra. Os profissionais da área de vendas esperam que os colegas do marketing consigam atrair mais e melhores leads. Já os funcionários da área de marketing esperam que os profissionais de vendas melhorem o follow-up dos leads e utilizem os softwares de automação, como o CRM, com mais consistência.

Uma solução eficiente para resolver tantos impasses entre esses dois departamentos é integrá-los. Pode parecer uma tarefa árdua, mas a implantação de um SLA faz parte desse necessário caminho.

Como aplicar o SLA para vendas e marketing?

como implementar sla

O SLA define metas, prazos, métricas e responsabilidades que devem ser compartilhadas por todos os colaboradores envolvidos nesse processo. Com isso, cada funcionário sabe como agir, quanto tempo levará para executar uma tarefa e quais são os resultados que se busca atingir.

Percebeu porque todos saem ganhando nesse tipo de situação?

A empresa passa a ter objetivos mais claros e meios efetivos para avaliação de desempenho. Os colaboradores, por sua vez, compreendem melhor o seu papel e a função dos demais colegas. Além disso, há outra grande vantagem: prospecção e maior retenção de clientes.

Se você percebeu a importância de implementar o SLA na sua empresa, vamos te ajudar! 😊 Confira abaixo algumas dicas para que você possa fazer essa implementação da melhor forma possível:

Comunicação

A comunicação deve ser clara e eficiente. Evite reuniões demoradas que envolvam várias pessoas e que, ao fim e ao cabo, não trazem benefícios concretos ao negócio.

Sempre que possível, os problemas devem ser resolvidos pontualmente. As reuniões devem ser objetivas e focadas em soluções e oportunidades de melhoria do processo.

Alinhamento do posicionamento

Setores que dialogam são capazes de reorientar as estratégias, de forma que todos trabalhem por um mesmo objetivo. É possível que, quando a empresa tem problemas com leads de baixa qualidade ou pouca fidelização do cliente, isso se dê porque os setores de vendas e marketing conceberam personas distintas.

Por esse motivo, definir os perfis de consumidores é essencial. Da mesma forma, é muito importante que as áreas trabalhem com metas e prazos de execução alinhados.

Padronização do SLA

O SLA, especialmente em empresas de pequeno porte, funciona basicamente na base da experiência. Como o conhecimento fica da cabeça do dono e gerente do negócio, não há como replicar esses ensinamentos em larga escala.

Quanto mais complexas e maiores as ações da empresa, mais é necessário documentar os processos internos. Tais processos incluem os fluxogramas de trabalho, as rotinas das equipes, os indicadores e métricas.

Além disso, o SLA deve prever o comportamento adotado em cada funil de vendas: quem deve ser procurado, como o lead deve ser abordado e como aumentar a conversão.

Inbound Marketing para atingimento das metas

Por mais interessante que o SLA seja, todos sabemos que o orçamento é apertado, ainda mais em tempos de crise. Todos sabem que a divulgação da marca é essencial para o sucesso do negócio, mas os custos envolvidos em campanhas publicitárias, promoções e demais ações tendem a ser impraticáveis, ainda mais para empresas de pequeno e médio porte.

Mas não se preocupe: há uma solução!

Um método barato e eficaz para tornar seu negócio mais competitivo é o Inbound Marketing. Se você não sabe o que é, baixe agora mesmo o nosso guia completo sobre o Inbound Marketing (é gratuito!).

Essa é uma técnica de Marketing Digital utilizada para conquistar clientes de forma instantânea, através, principalmente, da distribuição de conteúdo. Ou seja, é a conquista de novos clientes através de posts de blogs, vídeos, webinars e muitos outros meios que entregam informações relevantes ao público.

Os conteúdos produzidos visam encantar e educar clientes. Com o aumento do tráfego para o site da empresa, você pode conquistar novos leads e depois aumentar sua taxa de conversão!

Essa geração de conteúdo deve continuar em todas as etapas do funil de vendas. Isso faz com que a base de clientes seja mantida e abre espaço para que metas mais agressivas sejam batidas.

Se você aplicar essas dicas, certamente conseguirá aplicar o SLA para integrar as equipes de vendas e marketing com sucesso!

Recapitulando…

vendas e marketing

Resumindo, o SLA serve como ponte entre as equipes de vendas e marketing, com base em processos, métricas e prazos que são compartilhados entre todos os colaboradores. A integração dessas equipes gera resultados concretos para a empresa!

Está pronto para implementar o SLA na sua empresa? Aproveita e confere nosso artigo sobre o funil de vendas, no qual também mostramos a importância do trabalho conjunto das áreas.

E aí, gostou de aprender o que é SLA aplicado às equipes de vendas e marketing? Compartilha conosco 😉

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais