[ShareGrab] Ferramenta de monitoramento de Facebook

SHAREGRAB

Monitorar o que a sua concorrência anda fazendo é essencial para um bom trabalho de conteúdo nas redes sociais. Diversas ferramentas (gratuitas e pagas) fornecem esse tipo de informação como o Social BakersQuintly entre outras.

Recentemente, recebi uma dica de uma ferramenta de monitoramento de conteúdo no Facebook chamada ShareGrab e hoje quero compartilhar um pouco da minha experiência com ela.

SIM, É GRÁTIS!

O primeiro ponto que chamou minha atenção (principalmente financeiramente) foi o fato da ferramenta ser gratuita. O ShareGrab é uma plataforma desenvolvida pela empresa Applum, mesma empresa que desenvolveu uma conhecida ferramenta de análise paga chamada EdgeRank Checker.

Eu não sei se essa ferramenta ficará free forever, por isso é bom testar e aproveitar logo as suas funcionalidades.

CONFIGURAÇÃO INCIAL DO SHAREGRAB

Sem mais delongas, vamos para o que importa. Clique em Thake The Tour para criar sua conta gratuita. Logo depois,  irá se abrir uma janela de autenticação da sua conta do Facebook, como está abaixo.

sharegrab-autenticacao

Depois de prosseguir até a tela de Creat my Free account, uma janela de autenticação irá abrir pedindo para sincronizar a ferramenta com sua conta do Facebook.

Se tudo der certo, uma tela igual esta abaixo irá aparecer, ela é a sua Dashboard.

ShareGrab-Dashboard

INCLUINDO PÁGINAS DO FACEBOOK PARA MONITORAR

Como você pode perceber, o próprio ShareGrab puxa automaticamente algumas páginas para que você possa brincar a vontade com a ferramenta. Para que você possa cadastrar outras páginas, role a barra de rolagem até o final da página até achar o botão Manage Pages.

ShareGrab-ManagePages

Uma tela como a seguinte deverá se abrir. Agora, é só buscar o nome da página que você quer adicionar na sua coleção. Não importa se você é administrador da página ou não pois como o conteúdo analisado pelo ShareGrab é público, você pode adicionar qualquer página que quiser.

ShareGrab-ManageMyPages

Depois de fazer a inclusão de todas as páginas que você quiser, é ora de separá-las em painéis chamados de Pods. Já existe um Pod pré-configurado com algumas páginas pelo próprio ShareGrab que vou usar para exemplificar as suas funcionalidades.

ShareGrab-Pod

ANALISANDO O CONTEÚDO

ShareGrab-AnaliseDeConteudo

Depois de configurar os painéis ou Pods, uma página como esta irá se abrir. Nela, são separados os principais posts do painel que você configurou dentro do limite de tempo que você também configurou.

Na tela acima, estou analisando apenas os 3 últimos dias de posts das páginas. O ShareGrab é capaz de analisar até 1 mês de conteúdo das páginas. Ele também dá uma pontuação para cada post.

Seu post pode ter nota A, B, C, D, E ou F. Essa nota é calculada de acordo com o número de ações que cada post teve: compartilhamentos, comentários e likes. Para ver o post direto no Facebook, basta clicar em cima do link da postagem e você será redirecionado.

ShareGrab-AtividadeDasPaginas

Outra funcionalidade muito bacana, é que você pode ver o horário de atividade das postagens.

CONCLUSÃO

Não só por ser uma ferramenta gratuita mas sim pela sua funcionalidade, o ShareGrab uma ótima ferramenta de monitoramento de conteúdo no Facebook que irá te dar insights poderosos sobre o seu conteúdo comparado com a da sua concorrência.

A minha experiência com a ferramenta está sendo ótima e está me ajudando muito a analisar o conteúdo das páginas como um todo.

E você, já utilizou essa ferramenta? Recomendaria alguma outra? Deixe seu comentário. =)

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais