Qual a importância do Marketing Pessoal? Saiba como turbinar sua imagem!

Você já se perguntou qual a importância do Marketing Pessoal e como isso pode fazer a diferença na sua carreira? É o que vamos te mostrar nesse post!

O Marketing Pessoal nada mais é do que a arte de se vender. Há uma máxima que ilustra bem esse conceito e que você provavelmente já ouviu falar: “quem não é visto, não é lembrado”. Entretanto, na era das redes sociais, não basta apenas ser visto – é preciso fazer um marketing pessoal de altíssima qualidade para se destacar.

Para conseguir o efeito desejado, há diversos fatores que você precisa levar em consideração e trabalhar. A fim de lhe ajudar a construir uma marca pessoal forte, abordaremos todos os pontos que você precisa conhecer para se destacar e crescer! Confira quais são eles:

  • O que é Marketing Pessoal?
  • Qual a importância do Marketing Pessoal?
  • 5 dicas para turbinar seu Marketing Pessoal
  • Como um profissional autônomo pode melhorar seu Marketing Pessoal?

Preparado para ampliar o seu conhecimento e crescer profissionalmente? Acompanhe!

O que é Marketing Pessoal?

qual a importância do marketing pessoal

Antes de compreender qual a importância do Marketing Pessoal, é essencial compreender o que ele significa.

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias que são aplicadas de forma coerente e planejada com a finalidade de aumentar o valor da sua imagem pessoal. Ou seja, é o marketing da sua marca pessoal, para que as pessoas tenham uma imagem positiva de você.

Há incontáveis formas de melhorar sua imagem e se tornar uma referência na sua área, mas isso sempre deve ser planejado para um contexto de entrega de valor para o público.

Por mais que você já deva estar convencido do porquê o Marketing Pessoal é fundamental para sua carreira profissional, vamos aprofundar no próximo tópico a sua importância.

Qual a importância do Marketing Pessoal?

O que é marketing pessoal?

Se você considerar alguns dos maiores líderes da humanidade perceberá que todos quebraram paradigmas e revolucionaram em alguma área.

Mas será que você os conheceria se os feitos deles não tivessem sido bem divulgados? Teria escutado o discurso do Martin Luther King? Conheceria tão bem o rosto do Steve Jobs? Poderia aprender sobre os ensinamentos e feitos de Jesus Cristo sem a Bíblia?

Provavelmente não. Essas pessoas fizeram coisas grandiosas, mas que só se tornaram famosas pois foram devidamente divulgadas. Quantas histórias incríveis desconhecemos por falta de disseminação?

Por óbvio, é preciso guardar as devidas proporções dos exemplos que mencionamos, mas eles servem para ilustrar quão importante é divulgar os seus feitos e qualidades. Aqui cabe outro dito popular: “Não basta botar o ovo, tem que cacarejar”.

Ser percebido de forma sutil, sem ser invasivo ou prepotente, é um dos grandes desafios do Marketing Pessoal e deve ser o seu objetivo!

5 dicas para turbinar seu Marketing Pessoal!

personal branding

O que você tem de bom precisa ser mostrado e conhecido. Há algumas formas de impactar as pessoas sem parecer prepotente. Vamos dar algumas dicas para que sua autoridade no mercado aumente, para que você torne uma referência através do Marketing Pessoal.

Dica #1: Seja visto

Falamos anteriormente que ser visto não é tudo, mas ele é uma parte fundamental do Marketing Pessoal.

Compareça aos eventos relacionados à sua área de atuação, converse e marque almoço com pessoas que compartilhem seus interesses, compartilhe suas conquistas e promova sua visibilidade!

Não basta esperar pelo reconhecimento: é preciso correr atrás dele!

Aproveite cada oportunidade, como palestras e eventos, para ampliar seu networking e mostrar uma imagem de competência e comprometimento.

Dica #2: Tenha objetivos claros

O planejamento é essencial em todas as áreas da vida, inclusive com o Marketing Pessoal. É preciso estabelecer um objetivo claro de onde você quer chegar,

Para isso, questione-se:

  • Quem você quer ser?
  • Pelo que você quer ser lembrado?
  • Quem você quer conhecer?
  • Em que meio quer estar?
  • Que patamar social quer alcançar?
  • A que tipo de pessoa ou profissional quer ser relacionado?

A partir disso, é possível traçar as metas de curto, médio e longo prazo, orientando as ações de Marketing Pessoal de acordo com isso.

Dica #3: Cuide da sua imagem pessoal

Ter uma boa imagem pessoal não significa horas no salão de beleza ou usar roupas e acessórios caríssimos. Entretanto, usar roupas limpas e bem passadas, manter boa higiene pessoal, unhas bem aparadas e deixar o cabelo arrumado é fundamental para uma imagem apresentável.

A primeira impressão que as pessoas têm de você advém da sua imagem. Qual é a primeira impressão que você quer passar?

Para que você possa se desafiar, tente sair todos os dias de casa para ser visto como a pessoa que você deseja se tornar. Espelhe-se nas suas referências, pois isso não só melhorará sua imagem como também lhe dará muito mais segurança e confiança em si mesmo.

Dica #4: Seja um líder

Liderança é uma das habilidades mais admirada, pois o líder é capaz de inspirar pessoas e fazer a diferença na sociedade. Justamente por esse motivo, muitos líderes acabam se tornando referências, o que é muito positivo para o Marketing Pessoal.

Ser líder não significa, em absoluto, ter uma posição de liderança. Você não precisa ter cargo de gerência para ser proativo, tomar a iniciativa e iniciar projetos impactantes.

Dica #5: Entregue valor

Lembra que falamos antes de como é importante entregar valor para o seu público? Ser uma pessoa que consegue, através de seu conhecimento e experiências, entregar valor aos outros é a chave para um excelente Marketing Pessoal.

Explore seus pontos positivos e alcance qualidade às pessoas que o cercam. Tenha certeza de que isso será percebido pelos outros!

Como um profissional autônomo pode melhorar seu Marketing Pessoal?

** dicas para aumentar marketing pessoal**

Agora que você já entendeu qual a importância do Marketing Pessoal e conferiu nossas dicas fundamentais para turbinar sua marca individual, vamos mostrar na prática como os profissionais liberais podem melhorar sua exposição ao público.

A melhor forma de melhorar seu Marketing Pessoal é utilizar com inteligência as redes sociais. Utilize seus canais para repassar suas ideias, posicionamentos, conhecimentos e experiências, mas sempre lembrando de qual é o seu objetivo e seguindo seu planejamento prévio. Utilize técnicas e ferramentas para aumentar sua exposição (já viu nossas dicas de como aumentar o engajamento no Facebook?).

É essencial, no entanto, saber se portar na internet. O que isso quer dizer?

Digamos que você seja uma nutricionista e tem um canal com dicas para uma vida saudável, através do qual você inspira uma legião de fãs que segue seus conselhos para mudar os hábitos. O que seus fãs achariam se você postasse fotos do final de semana comendo fast food e bebendo litros de cerveja com seus amigos?

Com certeza não pegaria nada bem. Por mais que esse tipo de atividade não seja rotineiro para você, seus seguidores não saberão disso. Portanto, avalie bem tudo aquilo que você posta. Sua imagem nas redes sociais deve mostrar coerência com aquilo que você faz e defende.

Para difundir seu Marketing Pessoal de forma adequada, siga o perfil de pessoas influentes na sua área e pessoas que você admira. Analise o que eles compartilham, postam, como eles vendem a imagem pessoal. Seguindo esses exemplos, você aumenta muito suas chances de sucesso!

Por fim, compartilhe ou construa conteúdos de alta qualidade para o seu público. Para se destacar, crie conteúdos inovadores e ricos.

** **

O que achou desse conteúdo? Compreendeu qual a importância do Marketing Pessoal?

Se você quer continuar aprendendo e ganhar ainda mais destaque nas redes sociais, conheça mais sobre o webinar, uma ferramenta que pode lhe ajudar (e muito!) a melhorar o seu Marketing Pessoal.

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais