Descubra o que significa CRM e se vale a pena adquirir um para o seu negócio!

Você sabe o que significa CRM? Sabe se vale a pena adquirir um para a sua empresa? É o que responderemos nesse post!

A tomada de decisões é um procedimento complexo, mas rotineiro no dia a dia dos gestores, algo que requer tempo, análise, muita energia e responsabilidade. Uma das decisões que pode influenciar muito o modo como a sua empresa vai trabalhar com os clientes é a escolha de um bom CRM, uma etapa importantíssima no processo de marketing e vendas de qualquer empresa.

Afinal, o que significa CRM?

o que significa crm?

A sigla CRM corresponde a Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM é um software responsável pelo gerenciamento da relação com o cliente com foco na sua satisfação e consequente fidelização.

Esse software automatiza e organiza os processos, contribuindo para a redução dos custos e aumento dos lucros do negócio. Entretanto, quando se fala em CRM, é necessário destacar que ele não é somente um software: é uma estratégia de negócios focada no cliente. Ou seja, é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de um cliente.

Com o CRM, as empresas conseguem manter um banco de dados bastante detalhado de cada cliente, além de um histórico de interações que ajuda a enriquecer e personalizar atendimentos futuros. Justamente por conta dessa ferramenta, as equipes passam a ter mais condições de preparar os leads para efetivar as vendas.

O CRM pode ser dividido em três partes:

  • Operacional: visa os canais de relacionamento, mais especificadamente, a criação de canais de venda;
  • Analítica: envolve a análise dos dados e informações, ao passo que os dados geram um conhecimento voltado à criação de novos negócios. Essa parte tem relação com a inteligência do processo e objetiva identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento dos seus hábitos e tendências.
  • Colaborativa: aqui o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada no conhecimento e interações com o cliente.

Como o principal foco das empresas atualmente é o cliente, ferramentas como o CRM se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento do empreendimento. Quer ver o porquê disso? Vamos mostrar 4 benefícios incríveis que as empresas que utilizam o CRM percebem. Acompanhe:

4 benefícios de utilizar um CRM na sua empresa

crm para felicidade do cliente

Se você ainda não sabe se realmente vale a pena ter um software de CRM na sua empresa, vamos mostrar os 4 principais benefícios dessa ferramenta na rotina de trabalho das suas equipes. Veja quais são eles:

Benefício #1: Informações centralizadas em tempo real

Esse é um dos grandes benefícios do CRM! Com o software, todas as informações que você precisa sobre o cliente ficam em um só lugar e, por ficar na nuvem, todos podem acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, as atualizações realizadas no sistema por um usuário são salvas e podem ser visualizadas em tempo real! Isso pode evitar muita dor de cabeça, especialmente quando as atividades envolverem times maiores.

Benefício #2: Contribui na fidelização de clientes

A melhor organização das informações dos clientes, com maior colaboração entre os colegas de trabalho, faz com que sejam tomadas decisões muito mais inteligentes. Isso afeta não só o clima organizacional, mas também traz resultados positivos no que tange ao relacionamento com os clientes.

Graças ao CRM, é possível oferecer um atendimento melhor, alcançar produtos de mais qualidade e que atende as necessidades dos clientes, aprimorar o processo de vendas e desenvolver uma estratégia de marketing mais eficiente e eficaz. Todos esses fatores contribuem muito para fidelização de clientes!

Benefício #3: Aumento de produtividade

O CRM permite um ganho de produtividade sem precedentes. A automatização de determinadas tarefas e o fornecimento de relatórios completos de várias áreas da empresa, como marketing e vendas, fazem com que o CRM melhore processos e os torne muito mais eficientes.

Com isso, os colaboradores têm condições de realizar tarefas mais significativas ao longo do dia e o gestor tem subsídios para aprimorar a condução do trabalho das equipes.

Benefício #4: Possibilidade de escalonamento

A maior parte dos softwares de gestão mais modernos, assim como a maioria dos softwares de CRM, atuam no modelo de Software as a Service (SaaS). Isso significa que sua empresa só paga na medida em que usa. Quando precisar de uma solução mais elaborada, com o passar do tempo, basta contratar um plano mais avançado.

Essa é uma possibilidade importante e que deve ser considerada ao escolher um CRM.

Agora que você já entendeu o que significa CRM e alguns de seus benefícios, vamos mostrar qual é o tipo de negócio que pode se beneficiar com o uso do CRM. Confira:

Vale a pena adquirir um CRM?

vale a pena adquirir um crm?

Agora que você já sabe o que significa CRM deve estar pensando… Vale a pena adquirir um?

Para saber se vale a pena adquirir um CRM, é necessário avaliar a estrutura interna da sua empresa. Essa estrutura não diz respeito tão somente ao tamanho, mas também aos processos da organização. Para essa análise, é importante considerar algumas perguntas:

  • Qual o porte da empresa?
  • Há quantos funcionários?
  • Como funciona o ciclo de vendas?
  • Qual é o objetivo que quero alcançar implantando o CRM?
  • O que preciso melhorar no processo de vendas?

As respostas a essas perguntas são importantes para que você compreenda se o CRM vale a pena para o seu negócio. O CRM só vale a pena se a empresa possuir uma estrutura mínima de vendas e se a mesma for bem definida.

Isso significa que, como o sistema visa organizar e otimizar o processo comercial, se ele não existir ou for insuficiente, a ferramenta não trará os resultados esperados.

Se a sua empresa possui a estrutura necessária, o melhor momento para comprar o software é: ! O quanto antes começar a usar a ferramenta e alimentá-la com informações sobre os clientes, melhor.

Você já conhecia esse software? Entendeu o que significa CRM e está analisando se vale a pena adquirir o software para o seu negócio? Enquanto toma a decisão, confira esse conteúdo sobre o Funil de Vendas, uma estratégia que pode trazer grandes resultados para a sua empresa!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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