O que é webinar? Saiba como essa ferramenta pode lhe ajudar a divulgar seu produto e serviço!

Você sabe o que é webinar?

Nós já falamos diversas vezes aqui no Dose de Marketing sobre a importância de se criar conteúdo de qualidade para atrair leads e manter um relacionamento com os clientes atuais.

Há diversas ferramentas e métodos para trabalhar o Marketing de Conteúdo, tais como blog, redes sociais, E-mail Marketing, entre outros. Diante de tantas opções, vamos mostrar hoje porque o webinar é uma excelente opção para o seu negócio!

Se você é um profissional liberal, essa é uma dica especialmente importante para você! Você pode usar webinar para responder às principais dúvidas dos seus clientes ou falar sobre um assunto atual. Isso faz com que você crie autoridade na sua área, se aproxime dos clientes atuais e conquiste novos.

Se você ficou instigado e quer saber o que é webinar e como usá-lo no seu negócio, acompanhe esse post:

Mas afinal de contas, o que é webinar?

o que é webinar

Entender o que é webinar não é difícil. Essa palavra é uma abreviação no inglês para web-based seminar. Trata-se de um seminário ou uma conferência realizada através de uma plataforma virtual (online) e ao vivo.

No webinar uma pessoa, ou um grupo de pessoas, falam sobre algum assunto através de áudio e vídeo, e a audiência pode interagir com essa apresentação.

Antes de iniciar o planejamento e os preparativos para o webinar, defina qual é o seu objetivo com essa ação. Quer gerar novos leads? Quer vender seu produto ou serviço? Quer aprofundar o relacionamento com os seus clientes?

Essa definição do objetivo é importante para que você possa desenvolver o tema e fazer uma divulgação eficiente.

Quais as vantagens de fazer um webinar?

quais as vantagens de fazer um webinar

Há diversas vantagens de se fazer um webinar, confira algumas delas:

Custo-benefício

O webinar não tem nada a ver com aquelas conferências que demandam aluguel de espaço, deslocamento de público, coffe break, pastas e canetas. É uma ideia super moderna que permite que os participantes interajam com você do conforto da casa deles, de qualquer lugar do mundo!

Você precisará apenas de um computador, webcam ou a câmera do celular, microfone e acesso à internet. Só isso! Por esse motivo, é uma forma muito prática e barata para que você possa divulgar seus produtos e serviços.

Interação com o público

Através de um chat ou fórum, você poderá interagir com seu público durante o webinar. A interação com o público é incrível em termos de Marketing Digital, já que você pode tirar as dúvidas de forma imediata e até mesmo fazer perguntas e provocações.

Isso torna a experiência muito mais rica para ambas as partes!

Autoridade em um assunto

Oferecer um webinar contribui para que você ou sua empresa criem uma posição de autoridade em determinado assunto. Realizar um webinar com o objetivo de qualificar seu público e desenvolver um bom posicionamento no mercado reflete diretamente nos resultados da sua empresa!

Com o tempo, é possível avançar: edite os vídeos dos webinars realizados e transforme-os em cursos online. Essa é uma excelente prática de Marketing de Conteúdo!

O que preciso fazer para criar um webinar?

como organizar um webinar

Agora que você já sabe o que é webinar e quais as suas vantagens, vamos mostrar o que você precisa fazer para criar um. Para te ajudar a criar um webinar de qualidade, elaboramos um passo-a-passo. Confira:

1º Passo: Planeje

O planejamento é uma das partes mais importantes para que você faça um webinar de qualidade! É no planejamento que você deve:

  • Definir o tema que será abordado;
  • Desenvolver o conteúdo que será repassado;
  • Anotar as perguntas que recebe com mais frequência e definir respostas para elas;
  • Definir a data e horário (conheça os hábitos do seu público-alvo para definir esse momento estrategicamente);
  • Escolher a plataforma para fazer a transmissão;
  • Estudar a possibilidade de ter um convidado especial, que poderá dar uma dinâmica mais interessante ao webinar.

Se você decidir fazer o webinar sozinho, conte com o apoio de alguém para lhe ajudar com os comentários e perguntas. É praticamente impossível fazer uma boa apresentação e ao mesmo tempo interagir devidamente com o público.

2º Passo: Receba as inscrições

Para receber as inscrições para o evento, crie uma landing page. Nessa inscrição, peça no mínimo o nome e o email. Se tiver o objetivo de segmentar o público após o evento, questione ainda sobre o ramo de trabalho, faixa de idade ou algum hábito específico.

3º Passo: Divulgue

Com o planejamento completo e o campo para inscrições pronto, chegou a hora de divulgar.

Para divulgação do webinar, envie um e-mail promocional para sua base de contatos com os detalhes do evento. Busque inserir todas as informações principais, como:

  • Tema;
  • Principais tópicos que serão abordados;
  • Data e horário;
  • Link para inscrições.

Além do e-mail, utilize outras formas de divulgação, como um banner no site ou publicações nas redes sociais, sempre usando o Call to Action para levar as pessoas à landing page. Se tiver verba, invista em Google Ads e Facebook Ads.

4º Passo: Preparação antes do Webinar

Um dia antes da transmissão e no dia do evento, dispare um e-mail para lembrar todos os inscritos do Webinar, novamente informando dia e horário. Faça um e-mail interessante que instigue todos os participantes a de fato comparecerem.

Certifique-se do bom funcionamento da sua conexão com a internet e verifique todos os demais itens técnicos que lhe garantirão um webinar de qualidade, como a iluminação do ambiente.

5º Passo: Após o webinar

Verifique se algum comentário ou pergunta ficou sem resposta e tire um tempo para responder a todos. Também é interessante enviar um e-mail agradecendo a todos pela participação: seja simpático e mostre que você se preocupa com o público. Eles certamente vão gostar dessa atenção 😊

Se você seguir esse passo-a-passo, certamente conseguirá desenvolver um webinar de qualidade. Não esqueça de que ele serve para contribuir com algo no seu negócio. Portanto, mantenha o foco nesse objetivo!

Compreendeu o que é webinar? Aproveite essa estratégia de baixo custo mas que pode maximizar (e muito!) os seus resultados!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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