Entenda o que é Lead e saiba como ele pode aumentar os resultados da sua empresa

Você sabe o que é Lead?

Nós já falamos diversas vezes sobre o Lead e a sua importância em nossos posts. Se você ainda não sabe o que é Lead, nós vamos explicar e tirar todas suas dúvidas sobre o assunto!

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam nesse mercado concorrido é a conquista de novos clientes, não é mesmo?!

Uma estratégia bem desenhada pelo empresário é focada na geração de contatos que se transformam, mais tarde, em clientes. Para isso, é preciso entender o comportamento do público-alvo para que sejam criadas campanhas de marketing eficientes e com foco na atração de leads.

Mas afinal de contas, o que é lead?

importância da geração de lead

No Marketing Digital, lead é um consumidor em potencial que mostrou interesse em consumir um produto ou serviço de uma marca.

Esse interesse geralmente é demonstrado quando um usuário preenche seus dados em um formulário de uma empresa, a fim de receber mais informações do produto, receber a newsletter ou receber um conteúdo rico.

A partir desse momento, o lead passa a fazer parte do funil de vendas da empresa e as equipes de marketing e vendas passam a trabalhar para conseguir fechar um negócio com esse lead.

Justamente pela forma como o lead se transforma de um simples usuário a um possível cliente, é que ele tem uma importância considerável para empresas que visam maiores resultados e maior market share. Ou seja, a geração de leads é fundamental para o sucesso do negócio!

Como o usuário se transforma em lead?

Através da imagem abaixo, é possível compreender melhor o momento no qual o usuário se transforma em lead, no conceito do Inbound Marketing:

o que é lead

Veja que, no começo do ciclo de vendas, todos os usuários são considerados estranhos. Para esse grupo, o ideal é produzir um conteúdo de topo de funil, que é responsável por atrair usuários através de artigos com temáticas amplas que cheguem ao maior número de usuários possível.

Esses artigos servem como iscas para que seu blog ou site tenha novos visitantes. Como o seu conteúdo tem uma função essencial nesse processo, é importante que ele seja trabalhado com as melhores técnicas de SEO e que você tenha clareza de quem é a persona do seu negócio.

Depois que o visitante já está no seu blog ou site, você precisa captá-lo. Para isso, utilize uma Call to Action (CTA), que irá instigar o visitante a interagir com a sua marca. No momento em que ele interagir com a marca, o mesmo se tornará um lead!

Mas não se engane: o trabalho com esse lead está apenas começando!

A partir daqui deve ser produzido o conteúdo de meio de funil. Inicia-se a etapa de aproximação com o lead, na qual ele recebe conteúdo mais aprofundado e direcionado, o que estreitará a relação entre ele e a empresa.

Aproveite o marketing de conteúdo para se mostrar como autoridade no assunto e para estabelecer uma relação de confiança com o lead. É aqui que é produzido o conteúdo de fundo de funil, no qual você pode aproveitar vários formatos de conteúdo: textos, e-books, webinars, vídeos, tutoriais, videoaulas, infográficos.

Trabalhe essa etapa com inteligência pois você está muito próximo de fechar o negócio! Com uma estratégia bem planejada e executada, você conseguirá transformar seu lead em um cliente.

Continue produzindo conteúdo para encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca, para que sejam referências positivas do seu negócio.

Por que a empresa deve gerar leads?

Se você entendeu o que é lead, vamos introduzir o porquê é necessário que sua empresa tenha a preocupação de gerar leads.

Vamos explicar esse ponto com base nas pesquisas realizadas por Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”. Nessa obra, o autor refere uma técnica que virou referência global na área comercial, que é conhecida como a Pirâmide de Chet Holmes.

Por que a empresa deve gerar leads

Segundo ele, quando se fala em prospecção de vendas, há uma pirâmide na qual as pessoas mais interessadas ficam no topo. De acordo com os estudos do pesquisador, somente 3% do público que acessa o seu site está de fato interessado nas suas alternativas e tem uma real intenção de comprar o seu produto. De 6% a 7% dos usuários estão abertos a propostas e o restante não acredito, ou até mesmo não sabe que tem interesse.

O que podemos aprender com essa pirâmide?

Esses estudos mostram que, se você somente investir no discurso de venda direta no Marketing Digital, suas chances de conversão serão muito baixas, sem que haja a possibilidade de construir um relacionamento profundo e duradouro com os clientes em potencial.

Por conta disso, a melhor forma de se aproximar dos visitantes (e daqueles que não sabe se estão interessados ou não), é através da geração de leads. Essa geração de leads se dá com a criação de conteúdos ricos e muito relevantes, que façam sentido ao público. Com isso, pessoas que não tinham interesse podem vir a se interessar e, assim, criar um relacionamento com a marca.

Ou seja, a empresa deve gerar leads pois, com uma estratégia bem aplicada, eles podem se tornar clientes e gerar um aumento significativo dos resultados do negócio. Como consequência, o negócio se expande e sua marca receberá um espaço cada vez maior no mercado!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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