Como mensurar os acessos do Instagram via Analytics

Não há como negar, em pleno 2016, a efetividade do Instagram, ainda mais agora com a possibilidade de criar anúncios nessa plataforma.

Mas o que muitas profissionais de marketing e empreendedores não conseguem mensurar é: Como mensurar os acessos do Instagram via Analytics?

É claro que, quando criamos anúncios no Instagram com o placement “Cliques em site”, fica até fácil de identificar isso. Mas e o link da biografia? Vou usar como exemplo o Instagram Mentor Milionário, do meu amigo Kellvyn, fundador do blog Hábitos Milionários.

instagram_mentor_milionario

1. MENSURANDO OS ACESSOS ATRAVÉS DE ENCURTADORES

A maneira mais fácil de mensurar os acessos, talvez seja com encurtadores  URL, como o bit.ly. É muito intuitivo criar uma URL encurtada através do bit.ly, acredito que você consiga criar sem maiores problemas. 😛

Perceba que no Instagram do Mentor Milionário, há uma ULR encurtada “bit.ly/pensarmilionario“. É uma URL curta de um treinamento sobre finanças.

E agora vou dar uma dica simples, mas que muita gente desconhece. Para saber quantos acessos um link encurtado do bit.ly tem, basta acrescentar um “+” após o link. Exemplo: “bit.ly/pensarmilionario+

trafego_instagram

E pra quem diz que não dá pra gerar tráfego no Instagram …

3.685 acessos. O Kellvyn pode confirmar para você depois, mas acredito que todos são orgânicos. “Conteúdo de qualidade”,  “Conteúdo relevante”, “Conteúdo é rei”. Esse “clichê” ainda é muito válido, amigos.

Tráfego você pode comprar em qualquer lugar. Construir uma autoridade de forma a te manter constante, seja no mercado que for, é outra história. 🙂

Bem, mas suponhamos que você queria gerar tráfego para o seu site através do Instagram. Que você tenha diversas campanhas e mude, constantemente, o link da sua BIO.

Suponhamos também que você tem diversas campanhas patrocinadas no Instagram e queria mensurar e compara o tráfego dessa mídia, com as outras mídias.

É aí que entra o nosso querido amigo, Criador de URLs (ou URL Builder).

2. MENSURANDO OS ACESSOS ATRAVÉS DO ANALYTICS & URL BUILDER

criador-de-urls-google-analytics

O Criador de URLs te ajuda a adicionar parâmetros a URLs usadas em campanhas personalizadas.

Campanha personalizada pode ser qualquer “link” que não use o recurso de codificação automática do Google AdWords. Eu Explico!

Quando você cria uma campanha no Google AdWords, ele automaticamente “parametriza” (não sei nem se essa palavra existe :P) os links de campanha, integrando com o Google Analytics.

Basicamente, quando você entrar no seu Analytics em “Aquisição > Origem/Mídia“, você vai encontrar todo o tráfego do AdWords como “google / cpc“.

analytics-aquisicao

google-cpc-analytics

Então, praticamente todas as campanhas que eu crio de alguma outra mídia diferente (Facebook, Instagram, Outbrain, Editorais) eu crio uma URL personalizada para canal para mensurar o resultado dos mesmos. Entendeu? 🙂

TRACKEANDO URLS NO INSTAGRAM

Agora que você já deve ter entendido a lógica do Criador de URL, vamos ao passo a passo. 🙂

  • Abra o Criador de URL do Google;
  • Na “Etapa 1”, (URL do Website), insira a URL que você quer promover. Seu site, blog, ecommerce, etc.
  • Na “Etapa 2”, de preenchimento obrigatório, só temos os seguintes campos: Origem da campanha, Mídia da campanha e Nome da campanha. Os nomes são bem sugestivos então eu acho que você não deve ter muitos problemas com isso. - Em “Origem de campanha” eu sempre gosto de usar o padrão “nomedamidia**.com**“. Logo, se fosse do Facebook seria “facebook.com” e como vou usar do Instagram, eu uso “instagram.com“. Mas isso fica ao seu critério, cê usa o que quiser e como achar melhor pra acompanhar no analytics. 😉
  • Em “Mídia da campanha“, vai variar de acordo com a tua campanha. Eu costumo usar o nome “bio” quando o link vai ficar na Biografia do Instagram. Se eu for usar um anúncio no Instagram, eu usaria “ads“, “cpc” ou qualquer variação do termo. Assim, no analytics você iria ver como Origem/Mídia, a nomenclatura “instagram.com / bio“, mais ou menos como no print abaixo.instagram-analytics
  • Em “Nome da campanha“, eu não sigo um padrão. Sempre coloco o nome da campanha que estou promovendo, que geralmente sempre varia. O nome de campanha pode ser um produto específico, uma campanha sazonal ligada com uma data de varejo, etc.

Suponhamos que você tenha feito tudo certo (eu espero que sim :)) você já deve ter chegado até aqui com a sua URL personalizada criada. Se a gente fosse criar uma URL personalizada do meu blog para o instagram, a URL ficaria mais ou menos assim:

http://www.dosedemarketing.com.br/?utm_source=instagram.com&utm_medium=bio&utm_campaign=InstagramBio

Concorda comigo que ainda sim ficaria uma URL gigantesca, certo?

Aí, para encurtar essa URL, você pode usar um encurtador de URL (como o bit.ly que falei logo acima) para encurtar a sua URL. Ficaria mais ou menos como o bit.ly que uso para acompanhar os acessos do meu instagram: bitly.com/DoseDeMKT

AGORA É SUA VEZ

Agora que você já aprendeu como usar o** Criador de URLs** para mensurar acessos no seu site via Google Analytics, é hora de colocar em prática!

Você já mensurava os acessos do Instagram dessa maneira? Utilizava alguma forma diferente?

Aproveite e segue o Dose de Marketing no Instagram. 🙂

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais