Marketing de Relacionamento: a estratégia para fidelização de clientes

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia que tem relação com a fidelização de clientes, construção e disseminação da marca e criação de autoridade no mercado. O Marketing de Relacionamento é percebido quando o cliente tem uma experiência altamente positiva com a marca, tão positiva que ele se torna fiel ao produto e disseminador da marca.

Para entender um pouco mais sobre como essa estratégia funciona e como você pode aplica-la no seu negócio, trataremos os seguintes tópicos nesse artigo:

  • O que é Marketing de Relacionamento?
  • Para que serve o Marketing de Relacionamento?
  • Como aplicar o Marketing de Relacionamento?
  • Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?

O que é Marketing de Relacionamento?

marketing de relacionamento

O Marketing de Relacionamento é muito mais do que uma ação para obter clientes. Ele engloba estratégias que visam a fidelização de clientes, criação de autoridade no mercado e a construção e disseminação de uma marca forte e confiável. Tem como objetivo fazer com que os clientes se transformem em grandes parceiros que defendem e divulgam a marca, gerando um efeito de “bola de neve” muito positivo, com clientes influenciando outras pessoas à adquirirem o produto de determinada marca.

Além disso, o Marketing de Relacionamento visa o posicionamento do negócio como uma referência no mercado, resultado das ótimas experiências oferecidas aos clientes.

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

como aplicar o marketing de relacionamento

O Marketing de Relacionamento vai muito além do que apenas auxiliar com as vendas. Ele serve para transformar clientes em fãs da marca, através de um relacionamento no qual ambas partes saem ganhando.

Essa não é uma estratégia de curto prazo: visa criar uma relação contínua. Também serve para criar uma relação progressiva, na qual clientes passam a disseminar a marca e evoluir a sua adesão de produtos básicos para soluções mais complexas.

O resultado é o aumento de receita e vendas mais recorrentes. Isso porque a aproximação com o cliente representa uma vantagem tanto para o cliente, que passa a receber respostas mais rápidas e personalizadas às suas demandas, quanto para a empresa, que passa a receber feedbacks com mais frequência e tem a oportunidade de aprender com seu público como melhorar suas soluções.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

como aplicar o marketing de relacionamento

Há inúmeras formas de aplicar o Marketing de Relacionamento. Há algumas metodologias muito eficientes para que seu negócio consiga chegar aos resultados esperados. Os principais são:

Essas são as principais formas de alcançar resultados de escala. Tais estratégias podem ser colocadas em prática através de ações online (blog, mídias sociais, E-mail Marketing) e ações offline (envio de brindes).

Antes de qualquer coisa, é essencial que você conheça seu público para poder oferecer benefícios que lhe interessam e gerar uma experiência do usuário diferenciada. Para fazer isso, é necessário criar personas da sua empresa, que são as representações dos melhores clientes que a sua empresa pode ter (compreenda melhor como definir a persona do seu negócio).

Com isso, é possível focar o seu relacionamento com esse público-alvo específico, atraindo-o para que ele se torne o seu cliente. Essa estratégia de atração de informações garantirá uma base de contatos que servirão para estabelecer um relacionamento e fidelizar clientes.

Para uma maior assertividade, mantenha essa base de dados atualizada e estabeleça quais são os clientes que compram com mais frequência e quais são os que geram mais receita para a sua empresa. Esses clientes devem ser o foco das suas ações de Marketing de Relacionamento, com quem você se aproximará e oferecerá um acompanhamento personalizado.

Veja quais são as ferramentas e formatos mais indicados para aplicar suas estratégias de Marketing de Relacionamento:

1. E-mail Marketing:

O E-mail Marketing é uma das ferramentas mais ponderosas no Marketing de Relacionamento. Ele é completamente personalizável e pode ser usado para diversas ações de Marketing de Relacionamento, tais como:

  • Parabenizar o cliente em datas importantes, como o aniversário;
  • Divulgar novos posts no seu blog que possam interessa-lo;
  • Oferecer promoções, descontos, bônus e outras vantagens, ressaltando que o benefício está sendo oferecido em decorrência de ele ser um cliente da empresa;
  • Divulgar e oferecer novos produtos e serviços.

2. Programas de Fidelidade

Os Programas de Fidelidade já são amplamente utilizados por administradoras de cartão de crédito, bancos, companhias aéreas, hotéis e restaurantes. O seu objetivo é oferecer benefícios para que o cliente tenha preferência pelo consumo do seu produto ou serviço, ao invés de utilizar os da concorrência.

É de suma importância que, antes de oferecer os benefícios, seja realizada uma análise detalhada dos dados dos clientes, para que tais vantagens sejam realmente interessantes e atrativas para o seu público-alvo. Por fim, não se esqueça de que as bonificações oferecidas devem gerar lucro, e não resultados negativos para a empresa.

3. Redes Sociais

As redes sociais, cada dia mais, mostram-se como ferramentas poderosas para aproximar os clientes das empresas. Saber utilizar essa ferramenta de forma adequada e produtiva é essencial, já que a simples presença da marca nas principais redes já não é mais um diferencial.

Assim como no E-mail Marketing, as redes sociais são uma ferramenta ideal para divulgação e produção de conteúdo, mirando no Marketing de Conteúdo. É preciso produzir um conteúdo de qualidade e personalizado para que ele se destaque em meio a tanta informação (não esqueça de direcioná-lo para sua persona!).

Esses meios são uma excelente oportunidade para que empresas divulguem sua mensagem para um grande público e de forma praticamente imediata. Entretanto, nesse ambiente, ações pouco planejadas ou a demora na resposta podem destruir a imagem da empresa perante clientes ou possíveis clientes.

Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?

vantagens do marketing de relacionamento

Sim, vale a pena investir nessa estratégia. O Marketing de Relacionamento mostra-se um diferencial importante nesse mercado cada dia mais competitivo. No momento em que você passa a oferecer muito mais do que um produto ou serviço, quando você cria uma relação de confiança com seus clientes, os resultados financeiros são uma consequência natural.

O principal objetivo do Marketing de Relacionamento é manter uma relação saudável e de confiança com o seu cliente, para estabelecer uma relação duradoura que trará frutos para ambas as partes.

Adotar o Marketing de Relacionamento como estratégia é uma escolha sábia para aqueles que querem ver seu negócio prosperar!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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