Conheça 7 estratégias incríveis para geração de leads de qualidade

Você sabe como trabalhar a geração de leads de qualidade? Se não sabe, confere essas 7 estratégias que vão impulsionar a geração de leads na sua empresa!

O Marketing Digital visa gerar demanda para os produtos e serviços da empresa, atraindo oportunidades através dos canais digitais. Para isso, como você já deve saber, não basta ter um website e um perfil nas redes sociais: é preciso saber transformar os visitantes em leads para estreitar o relacionamento com eles.

Para que você consiga converter o maior número de visitantes em leads, vamos lhe mostrar 7 estratégias incríveis que podem mudar (para melhor!) o rumo do seu negócio. Quer ver que estratégias são essas? Acompanhe esse conteúdo:

7 estratégias para geração de leads

iscas para a geração de leads

Estratégia #1: Produza conteúdos ricos

Ter um blog não é difícil. Entretanto, se o seu blog for de baixa qualidade, ele não trará vantagem alguma para o seu negócio. Ele deve atrair visitantes para o seu site e educa-los, gerando conversões.

Para isso, o conteúdo precisa ser rico, exclusivo, inovador e interessante para sua persona. Os materiais ricos servem como isca no seu site e, justamente por esse motivo, eles devem chamar a atenção e despertar o interesse do leitor.

Lembre-se que você trocará um conteúdo rico pelas informações do visitante: esse é um negócio que deve valer a pena para ambas as partes.

Para conquistar mais tráfego orgânico, utilize palavras-chave que possuem uma quantidade considerável de buscas e trabalhe as técnicas de SEO ao longo de cada post para ter um bom rankeamento no Google.

Estratégia #2: Geração de Leads com e-books

Os e-books são uma forma clássica para conquistar a geração de leads. É uma estratégia que funciona muito bem, especialmente quando o conteúdo desse e-book é de alta qualidade e rico para a sua persona.

Com o e-book, você pode aprofundar um assunto específico em um nível que não seria tão interessante para um post em blog, por exemplo. Escreva sobre um assunto do qual tem conhecimento e use uma arte interessante. Há várias ferramentas na internet que permitem que você crie um e-book gratuitamente!

Assim sendo, um bom e-book, combinado com uma Landing Page que demostra bem todos os benefícios daquele material com foco na conversão, aumentará de forma impressionante a quantidade de leads!

Estratégia #3: Trabalhe bem os CTAs no seu post-blog

Já falamos da importância de um conteúdo rico, mas saber trabalhar bem os CTAs (Call to Action) nos posts de blog é essencial! O Call to Action é o responsável pela geração de leads, atuando como uma ponde entre o texto que atraiu o leitor e a conversão através da Landing Page.

Sempre que produzir um texto para o seu blog, considere o que você irá inserir nele mais tarde para converter esse leitor. Vai querer que ele leia um e-book seu? Levá-lo para outros posts? Quer que ele peça um orçamento? Defina qual será sua estratégia em cada post-blog e trabalhe o CTA de forma suave no texto.

Estratégia #4: Faça Webinars

Já falamos aqui no DDM sobre o que é e como fazer um webinar, e essa é uma excelente estratégia de geração de leads! Esse é um formato bastante difundido para criação de conteúdo pois agrega um toque mais pessoal, estreitando o relacionamento entre a empresa e o seu potencial cliente.

Como os custos envolvidos são muito baixos e o formato é bastante prático, essa é uma isca de leads muito recomendada para profissionais autônomos.

Estratégia #5: Utilize Ferramentas

As ferramentas são estratégias que funcionam muito bem para vários tipos de negócio. Elas podem integrar a solução que você quer entregar ao cliente ou ser algo novo e independente.

Quando elas fazem parte da sua solução, elas têm um papel duplo: a geração de leads e o avanço destes na jornada de compra. Essas ferramentas acabam dando um gostinho ao cliente de como seria bom se eles possuíssem a solução completa.

Para elaborar essas ferramentas, você provavelmente precisará de um programador, motivo pelo qual essa estratégia pode se tornar cara para algumas empresas. Entretanto, se você a utilizar, certamente terá um grande diferencial no ambiente digital!

Estratégia #6: Quiz, pesquisas e estudos

O quiz é um formato que pode gerar muito engajamento e, consequentemente, leads. Se você utilizar boas ferramentas, o quiz é relativamente fácil de elaborar e pode entregar bastante valor ao final. Lembre-se de que o quiz tem muito potencial de viralidade, já que o seu resultado instiga o usuário ao compartilhamento.

As pesquisas e estudos também são estratégias bastante difundidas e comuns em alguns segmentos do mercado. No contexto do Marketing Digital, qualquer empresa é capaz de fazer uma pesquisa ou um estudo sobre determinado assunto e publicá-la, sempre com foco na geração de leads.

Estratégia #7: Utilize Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa determinada página. Há dois modelos principais:

  • Pop-up CTA: Esse pop-up visa promover suas Landing Pages e fazer com que os visitantes avancem na jornada de compra. Você pode colocá-lo no canto da tela depois que o visitante rolar a página (depois que ele mostrou interesse em ver o seu conteúdo ou produto).
  • Pop-up Formulário: Esse pop-up tem sido muito utilizado para recuperar aqueles visitantes que já estavam decididos a fechar sua página. Assim, quando o cursor do mouse se aproximar do botão que fecha a página, o pop-up aparece.

7 estratégias para gerar lead

Que tal colocar algumas dessas estratégias em prática hoje mesmo? Aproveite seu momento de estudo sobre leads para conferir como o Marketing de Relacionamento pode lhe ajudar a fidelizar mais clientes!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Ler mais