Quer saber como aumentar o engajamento no Facebook? Confira 10 dicas incríveis!

Você sabe como gerar engajamento no Facebook? Confira nossas dicas valiosas para aumentar o engajamento!

Praticamente metade da população brasileira está no Facebook. Esse fato, por si só, já representa uma oportunidade incrível para que a sua marca cresça e se firme como referência no mercado.

Além disso, é muito provável que sua persona esteja nessa plataforma também, não é mesmo?! Lembre-se que você precisa estar onde sua persona está!

O engajamento é essencial para as estratégias em redes sociais e você precisa entender e dominar as ferramentas e funções do Facebook. Para lhe ajudar, vamos dar algumas dicas sobre como aumentar o engajamento no Facebook. Confira:

10 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

Dica #1: Use o melhor timing

Ter um bom timing é vital para o sucesso da sua estratégia de marketing no Facebook. Para conhecer o melhor timing para o seu público, faça testes e experimentos próprios.

Com isso, você descobrirá quais são os melhores horários e dias da semana para realizar as postagens. Ou seja, o melhor timing é aquele em que a persona do seu negócio estará disponível no Facebook para interagir com as suas postagens.

Utilize essa descoberta para realizar um planejamento das suas publicações!

Dica #2: Diversifique as publicações

engajamento no facebook

O que mais gera engajamento são imagens e vídeos. Entretanto, é possível explorar essas possibilidades de formas diferentes e também usar outros artifícios para diversificar as publicações, tais como gifs e vídeos 360º.

Lembre-se apenas de que as postagens devem ser condizentes com a sua modalidade de negócio e com a cara da sua empresa. Suas publicações na rede social devem refletir a identidade do seu empreendimento!

Além disso, tome cuidado para não exagerar no uso desses artifícios, hein?!

Dica #3: Faça perguntas

Fazer perguntas e provocações é uma excelente maneira de instigar sua persona a interagir com o conteúdo da sua página e aumentar o engajamento no Facebook.

Para isso, prepare posts com questionamentos que estimulem o público, mas com conteúdo que se relacione, de alguma forma, com os produtos e serviços da sua empresa.

Se você possui uma academia, pode perguntar qual é o exercício mais cansativo, ou que tipo de exercício que o público gosta de fazer aos domingos. Se possuir uma agência de viagens, peça a persona para onde ela sonha ir, ou qual foi seu último destino de férias.

O importante é encontrar um assunto que comova o público!

Dica #4: Faça concursos

A realização de sorteios e concursos é uma ótima forma de promover o seu negócio, aumentar o alcance do seu conteúdo e, consequentemente, ganhar mais visibilidade no ambiente digital.

Use a criatividade! É possível sortear produtos de lançamento, escolher as respostas mais criativas, fazer um concurso de fotografias e muito, muito mais!

Entretanto, tenha muita atenção quando for promover algo do gênero. Tenha certeza de que os concursos, promoções e sorteios sejam realizados de acordo com a Lei nº 5.768. Se essas iniciativas violarem a lei sua empresa pode ser penalizada e você pode, até mesmo, perder a página no Facebook.

Realize iniciativas de acordo com a legislação em vigor e aproveite inúmeros benefícios com essa prática!

Dica #5: Saiba a melhor frequência para postagens

dicas para aumentar engajamento redes sociais

A quantidade ideal de publicações varia de acordo com a qualidade dos seus conteúdos e do tipo de negócio.

Para saber o que é melhor para o seu negócio, faça testes frequentes e priorize a experiência do consumidor. Ao longo de algumas semanas já é possível saber qual a melhor frequência das postagens e para gerar mais engajamento no Facebook!

Dica #6: Use CTA!

Ao construir um bom conteúdo para as redes sociais, nunca esqueça de utilizar a Call to Action de forma inteligente. Já falamos dessa ferramenta essencial de Marketing Digital aqui no Dose de Marketing, e ela também pode lhe ajudar muito a aumentar o engajamento no Facebook.

Como aplicar a CTA no Facebook? Instigue os leitores a tomarem ações a partir das publicações. Frases como “compartilha se concorda com essa frase e curte se discorda” e “marque o seu amigo que sempre diz isso” são ótimos exemplos de como aplicar o Call to Action na rede social.

Faça diversos tipos de CTA e analise os resultados para ver qual é o tipo que funciona melhor com o seu público. Esse tipo de chamada para ação pode fazer toda a diferença!

Dica #7: Interaja com seu público

Uma página que responde aos seus fãs tem um grande diferencial frente às demais. Um ótimo exemplo é o Netflix, que desenvolve um excelente trabalho de social media. Suas respostas contêm até mesmo doses de bom humor, o que faz com que o público tenha mais simpatia pela marca.

Assim, responder ao consumidor cria uma relação de confiança e colabora com o processo de SAC, muito importante da era digital.

Para que esse processo seja administrado de forma adequada, considere ter um profissional preparado especificadamente para esse tipo de interação, que saberá como se posicionar frente aos mais diversos tipos de comentários.

Dica #8: Compartilhe conteúdos quentes

marketing de conteúdo facebook

Procure compartilhar novidades e conteúdos exclusivos para mostrar que suas publicações possuem relevância. Por óbvio, isso aumentará suas chances de conseguir um excelente índice de engajamento no Facebook.

Dica #9: Recicle conteúdos antigos

Se você trabalhar o Marketing de Conteúdo de forma adequada, terá à sua disposição inúmeros conteúdos de qualidade e que interessarão à sua persona.

Dessa forma, poste novamente conteúdos antigos periodicamente, pois eles podem ser lidos por novos seguidores e atrair ainda mais pessoas para sua página.

Assim, não deixe seus excelentes conteúdos acumulando pó! Poste-os mais de uma vez, em períodos espaçados.

Dica #10: Não exclua críticas e reclamações

Críticas e reclamações fazem parte do negócio. Por esse motivo, jamais exclua esses comentários!

Quando verificar alguém reclamando do seu produto ou serviço, aja com profissionalismo. Entenda as razões da insatisfação e procure resolver o problema. Isso mostrará à sua audiência que você não foge dos problemas e que tem disposição para resolvê-los.

Além disso, perceba as reclamações como uma oportunidade para aprimorar algo que não esteja bom. As melhorias devem ser contínuas e isso é muito bem visto pelos seguidores. 😉

como aumentar engajamento no facebook

Se você adotar essas 10 estratégias perceberá um aumento gradual e considerável do engajamento no Facebook!

Produza conteúdos de qualidade e faça as publicações com foco na experiência do consumidor para perceber os resultados de forma natural.

O que achou dessas 10 dicas para aumentar o engajamento no Facebook? Aproveite para conferir nosso conteúdo completo sobre como anunciar no Facebook sem desperdiçar dinheiro!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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