Como funciona o e-commerce e como usar estratégias de Marketing Digital para ter sucesso?

Como funciona o e-commerce e quais as melhores estratégias para aumentar as vendas?

O e-commerce já foi uma novidade, mas hoje essa modalidade de negócio faz parte do nosso dia a dia. Há uma grande parcela da população que prefere fazer suas compras pela internet, até mesmo para produtos básicos de farmácia e supermercado.

Por esse motivo, o e-commerce tem um lado positivo (mais pessoas comprando pela internet), e um lado negativo (significa que haverá mais concorrência). Mas fique tranquilo: há muito espaço para destacar o seu negócio no mundo digital! E a melhor parte é que eu vou te mostrar como fazer isso nesse post! 😊

Para que você saiba como se diferenciar e atrair mais clientes para o seu e-commerce, confira nosso conteúdo sobre como funciona o e-commerce e como aplicar estratégias de Marketing Digital para aumentar as vendas:

Como funciona o e-commerce?

como funciona o e-commerce

Antes de mais nada, é importante conhecer o básico: como funciona o e-commerce. Ele funciona da mesma forma que um negócio físico.

Isso quer fizer que no e-commerce também é preciso estar presente, administrar o estoque, ter um atendimento de qualidade, entender as demandas e se relacionar bem com o público e, principalmente, ter um planejamento das estratégias para vender e divulgar a sua marca, produtos e serviços.

Mas afinal de contas, como conseguir ter um e-commerce de sucesso? A resposta, felizmente, é bastante simples: através do Marketing Digital.

6 estratégias de Marketing Digital para um e-commerce de sucesso

Agora que você já sabe como funciona o e-commerce, vamos mostrar como usar as estratégias de Marketing Digital para ter sucesso. O Marketing Digital lhe trará diversas soluções, através das mais variadas estratégias que proporcionarão resultados de acordo com a estratégia escolhida.

Para que você possa escolher qual é a estratégia que melhor se adequa a sua necessidade e ao que você espera do seu e-commerce, separamos as 6 principais estratégias de Marketing Digital. Com base nessas táticas, você certamente conseguirá alcançar o público que deseja e seu negócio digital fará muito sucesso!

Estratégia #1: E-mail Marketing

e-mail marketing para e-commerce

O E-mail Marketing é uma das estratégias mais usadas por empresas. A nossa dica especial aqui é: não compre uma base de dados de e-mails. Essa ação é altamente ineficaz e desnecessária.

Para construir uma base de e-mails e conquistar leads de qualidade, basta buscar maneiras de capturar o e-mail dos seus clientes e visitantes do seu site. Há duas opções principais para conseguir isso:

  • Pop-ups: os pop-ups são as janelas que saltam na tela enquanto o visitante navega pelo site. Use essa opção de forma inteligente, mostrando algo que o interesse (como um desconto, por exemplo).
  • Materiais gratuitos e conteúdo: crie conteúdos diferenciados para seus clientes e os ofereça ao público, em troca do contato de e-mail.

Para aproveitar melhor essa estratégia, saiba personalizar o e-mail, tenha uma certa periodicidade no seu envio e faça um acompanhamento com métricas. As métricas são especialmente importantes para mensurar os resultados da sua campanha, o que lhe dará uma base para planejar próximos e-mails.

Estratégia #2: Redes Sociais

Não preciso nem dizer que você precisa ter presença ativa nas redes sociais, não é mesmo?! Isso é o básico, mas há alguns pontos que queremos destacar.

Inicialmente, não é preciso estar presente em todas as redes sociais. Você precisa compreender quem é a persona do seu negócio, onde ela se encontra e usar o mesmo meio que ela usa.

Além disso, hoje as redes sociais não geram mais um alcance orgânico. Ou seja, menos pessoas veem o que você publica se você não investir algum dinheiro com isso. Para manter as redes sociais trabalhando a seu favor, faça campanhas pagas periódicas e conheça muito bem o seu público, para que ele reaja melhor aos anúncios e para que seu e-commerce cresça.

Você pode fazer campanhas pagas nas seguintes ferramentas:

  • Facebook Ads: Serve para o Facebook e Instagram. Possibilita o aumento da base de fãs, direciona clientes para o e-commerce, divulga promoções e conteúdo e muito mais.
  • Google AdWords: Ideal para anúncios no YouTube.
  • Twitter Ads: Possibilita que você promova publicações, sua conta para alcançar novos seguidores ou até mesmo aumente a visibilidade de determinado assunto para aparecer no Trending Topics.

Estratégia #3: SEO

seo para e-commerce

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar seu posicionamento nas pesquisas do Google. Diferente de anúncios pagos, o SEO é uma estratégia a longo prazo já que você precisa que o Google:

  • Encontre seu site;
  • Avalie sua relevância na área;
  • Posicione seu conteúdo.

O tempo médio que se calcula para que essa estratégia tenha efeito é 3 meses. Para que a estratégia funcione bem para seu e-commerce, considere os seguintes pontos:

  • Tenha um blog na sua loja virtual: você impacta sua persona, agrega valor à marca e traz pessoas interessadas ao e-commerce.
  • Tenha uma loja virtual otimizada: além do conteúdo, o Google considera a estrutura do seu site para encontrar a página e definir sua relevância.

Para saber o que deverá ser otimizado, confira nosso conteúdo completo sobre SEO.

Estratégia #4: Marketing de Conteúdo

Já falamos muito de Marketing de Conteúdo aqui no Dose de Marketing. E não é à toa: essa é uma das principais estratégias de Marketing Digital. O seu conteúdo será a chave para praticamente todas as demais estratégias.

Um conteúdo excelente traz inúmeros benefícios:

  • Autoridade no mercado: Esse é um ponto que o diferenciará da concorrência, pois mostra que você se preocupa em disponibilizar gratuitamente informações que ajudarão seus clientes a tomarem melhores decisões futuramente.
  • Melhor rankeamento no Google: Aparecer na primeira página do Google é uma vantagem considerável, já que seu conteúdo terá um alcance orgânico e, por esse motivo, muito maior.
  • **Redução de Custos: **Como os clientes virão até o seu site de forma orgânica, não precisará gastar com anúncios.
  • Relacionamento com os clientes: Conhecer a jornada de compra da persona do seu negócio e escrever conteúdos que atendam suas necessidades aumentará consideravelmente seu relacionamento com clientes.
  • Vendas: No momento em que um cliente se torna um fã, ele recomendará sua empresa e isso aumentará, consequentemente, suas vendas.

Estratégia #5: Inbound Marketing

inbound marketing

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, nada mais é do que uma estratégia bastante completa que possibilita que você seja encontrado pelos clientes através de conteúdo. Ou seja, você os “educa” para que eles entendam que necessitam do seu produto e, finalmente, efetuam a compra.

O combustível para o Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. A estratégia pode ser dividida em 5 principais partes:

  1. Atrair visitantes
  2. Converter visitantes em Leads
  3. Relacionar-se com os Leads
  4. Vender
  5. Analisar os resultados.

Para que você saiba como funciona cada parte dessa estratégia, confira nosso e-book gratuito que serve como um guia completo sobre Inbound Marketing.

Estratégia #6: Remarketing

O remarketing, também chamado de retargeting, é uma estratégia usada para conquistar aquela pessoa que entrou na sua loja virtual, mas, por algum motivo, não fez nenhuma compra.

Você mesmo já deve ter visto isso na prática. Você já pesquisou algum produto, ou uma passagem aérea, não comprou e depois esse produto ficou aparecendo para você em todo o site que visita? Isso é remarketing.

Essa estratégia ajuda o visitante a lembrar do produto pelo qual havia se interessado e aumenta as chances de que ele volte ao site e finalize a compra. O retargeting pode ser usado no Google Adwords, e a oferta aparecerá em sites parceiros do Google e no Facebook.

Gostou desse conteúdo explicando como funciona o e-commerce e as estratégias de Marketing Digital para ter sucesso?

Que tal continuar seu momento de aprendizagem com 4 dicas de vendas que vão aumentar o seu faturamento? Conhecimento nunca é demais e é a chave para o sucesso do seu negócio!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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