Como fazer um E-mail Marketing de qualidade

Saber como fazer um E-mail Marketing de qualidade é essencial para o sucesso das estratégias de Marketing Digital. Sabemos que os Leads são extremamente importantes para o negócio, mas mais do que isso, é essencial conseguir avançar os Leads no funil do marketing.

É justamente para resolver esse problema de muitas empresas que vamos falar hoje sobre o E-mail Marketing. Vamos lhe ajudar a construir uma estratégia de baixíssimo custo e muito eficiente para que seja possível tratar de maneira escalável sua base de contatos. Confira:

Como fazer um E-mail Marketing de qualidade?

como fazer um e-mail marketing de qualidade

Para que você possa ter um aproveitamento excelente na taxa de conversão entre uma etapa e a seguinte do funil, é necessário produzir E-mails Marketing de qualidade. Mas afinal de contas, como fazer um E-mail Marketing de qualidade?

Para avaliar a qualidade dos e-mails, deve-se considerar alguns parâmetros:

  • Ter um bom número de destinatários;
  • Ter uma alta taxa de entrega;
  • Ter uma alta taxa de abertura;
  • Ter um número considerável de cliques;
  • Manter uma taxa baixa de descadastramento e de spam.

Para alcançar esses bons resultados, vamos mostrar a seguir os cuidados que você precisa ter quando elaborar e enviar um E-mail Marketing. Se você tomar esses cuidados, os resultados certamente aparecerão!

4 cuidados para elaborar um E-mail Marketing de sucesso

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração para saber como fazer um E-mail Marketing de qualidade, confira alguns cuidados bem práticos que você pode ter para incrementar o sucesso da sua estratégia:

Cuidado #1: Seleção de destinatários e taxa de entrega

segmentação de destinatários do e-mail marketing

Saber selecionar as pessoas que você quer que sejam impactadas pelo seu e-mail é fundamental para garantir o engajamento com aquele conteúdo. Conheça a persona do seu negócio, analise sua base de Leads e faça uma segmentação dessa base, separando-os em listas diferentes. Esse agrupamento pode ser realizado com base em ações comuns que eles tenham praticado, como por exemplo:

  • Leads que fizeram o download do mesmo material;
  • Leads que moram na mesma região;
  • Leads que participaram de um webinar.

Assim, é importante fazer a segmentação de acordo com características ou interesses comuns para que o e-mail seja relevante para aquele grupo de Leads. Isso contribui para a taxa de abertura e para as demais métricas de engajamento, tão importantes para mensurar a qualidade do seu E-mail Marketing.

Nesse aspecto, queremos destacar a importância de uma base de Leads confiável. A taxa de entrega deve ser alta e ela reflete a qualidade do endereço de e-mail que você possui. Listas de e-mail adquiridas geralmente apresentam um problema grande com endereços de e-mail inválidos e desatualizados, motivo pelo qual não recomendamos esse tipo de banco de dados.

Trabalhe o Inbound Marketing e gere seus próprios Leads, para que assim você os conheça e possa fazer a segmentação recomendada anteriormente. Ter uma base limpa e confiável é a grande chave para uma excelente taxa de entrega e abertura!

Cuidado #2: Tenha um assunto que gere interesse e garanta a taxa de clique

assunto interessante no email marketing

O assunto é tão importante quanto o conteúdo! Normalmente é o assunto que vai levar o seu Lead a abrir o e-mail ou descartá-lo. Assim sendo, para uma ação efetiva, leve em consideração algumas características para formular um bom assunto de e-mail:

  • Verbos no imperativo a fim de gerar uma ação imediata;
  • Perguntas que gerem curiosidade;
  • Objetividade e relação direta com o assunto do conteúdo;
  • Pessoalidade para gerar afinidade (coloque o primeiro nome do Lead no início do e-mail!);
  • Evite jargões batidos de marketing (exemplos: promoção, liquidação, só hoje…).

Se você conseguir cumprir os primeiros passos (entrega e abertura), precisará ter um e-mail que gere o engajamento, para garantir a taxa de clique. O responsável pelo engajamento é o famoso Call to Action (CTA).

É vital que o seu e-mail tenha um CTA claro e interessante mostrando ao leitor o que ele deve fazer, direcionando-o para a próxima ação da sua estratégia de E-mail Marketing. Você pode incluir mais de uma CTA no seu e-mail, levando a diferentes ações.

Cuidado #3: Evite o descadastramento e o spam

como evitar spam no email marketing

Para evitar o descadastramento e spam a técnica mais relevante é a segmentação dos destinatário, o que explicamos anteriormente. Isso porque as pessoas que optam pelo descadastramento são aquelas que receberão o e-mail mas não tem interesse por aquele conteúdo.

Outro motivo recorrente para o descadastramento é a frequência dos e-mails. Para evitar isso, construa um calendário de envio de e-mails que seja adequado para a sua base de Leads. Para saber qual é a frequência ideal, faça um acompanhamento fino das métricas e vá conhecendo o seu público. Com esse conhecimento, você saberá como desenhar essa estratégia com excelência.

A taxa de spam também deve estar sempre no seu radar. Os spans são aqueles e-mails que o seu servidor de disparo não conseguiu entregar para a caixa de entrada do seus Leads.

Os spans são gerados quando você não utiliza as boas práticas de E-mail Marketing. Ou seja, quando você manda conteúdo com muita frequência, sem segmentação, sem um contexto adequado, sem que o Lead tenha optado por receber os seus e-mails ou pela utilização de um servidor de baixa qualidade.

Assim, siga todos as dicas desse post que você evitará que seu E-mail Marketing seja classificado como spam.

Cuidado #4: Tenha bons conteúdos

como desenvolver um bom conteúdo email marketing

Enviar um conteúdo de qualidade para os seus Leads vai gerar interesse e, consequentemente, engajamento. Mostre que você é uma referência no ramo ou assunto e escreva o texto para que o leitor tenha uma boa experiência.

Divida o conteúdo em tópicos, mostre exemplos, seja claro e autêntico. Sempre que redigir o e-mail coloque-se no lugar do seu Lead e veja se o conteúdo está agradável. Se não estiver, reorganize e comece novamente. É essencial que o conteúdo tenha qualidade e seja interessante!

Compreendeu as premissas sobre como fazer um E-mail Marketing de qualidade? Agora que você já possui o conhecimento, coloque-o na prática! Utilize esse post como um manual para as próximas vezes que você for enviar E-mail Marketing e garanta o sucesso da sua estratégia!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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