Não sabe como escrever um eBook? Confira esses 10 passos para criar um material de sucesso!

Quer trabalhar o Marketing de Conteúdo no seu negócio mas não sabe como escrever um eBook? Confira nosso passo a passo para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia!

Já falamos aqui no DDM sobre a geração de leads, esse instrumento poderoso para engrandecer sua marca no ambiente digital e alcançar mais resultados para o seu negócio.

Uma das estratégias mais interessantes para conquistar novos leads é a aplicação do Marketing de Conteúdo. O Marketing de Conteúdo é realizado de diversas formas, como, por exemplo, a divulgação de conteúdo rico em blogs, vídeos no Youtube e, claro, através de eBooks!

Antes de falarmos mais sobre como escrever um eBook, é essencial que você compreenda dois pontos importantes:

  • O que é um eBook?
  • Quais são as vantagens dos eBooks?

Está preparado para aprender mais sobre essa estratégia incrível? Acompanhe!

O que é um eBook?

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Os livros digitais, popularmente conhecidos como eBooks, são materiais, geralmente com viés educativo, que podem ser lidos em computadores, tablets e smartphones. Há diversos formatos, mas os principais são em PDF e Epub.

Quando comparado a um livro tradicional, a diferença é clara: o eBook é um material digital, e não impresso. Os livros digitais também tendem a ser menos lineares e a oferecer uma leitura muito mais dinâmica.

Já a diferença entre um livro digital e um blog post é a extensão e aprofundamento do conteúdo. Em um eBook, busca-se abranger um assunto, seus problemas e soluções, de forma muito mais completa, agregando muito mais valor ao leitor.

Quais são as vantagens dos eBooks?

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Os eBooks são poderosas ferramentas nas estratégias de Marketing. Veja algumas de suas vantagens:

Geração de Leads

Um dos principais objetivos de quem possui um blog é conseguir leads: indivíduos que visitam a página e alcançam seus dados em troca de alguma informação ou material. A tarefa de quem possui um blog, portanto, é pensar em formas de atrair os visitantes para que eles estejam dispostos a fazer essa troca.

Uma excelente opção é oferecer eBooks gratuitos para que os visitantes possam baixar depois de preencher um formulário com informações ricas para você.

As pessoas que baixarão seu eBook o farão por terem uma afinidade ou interesse no tema. Isso significa que os leads que você conseguirá com eBooks serão de altíssima qualidade!

Fidelização de Clientes

Se você produzir um eBook com conteúdo rico e de qualidade, isso certamente chamará a atenção dos seus clientes. Como eles podem aprender mais sobre um assunto de interesse deles de forma gratuita, rápida e prática, eles ficarão muito gratos a você por isso.

Lembre-se que o relacionamento com o cliente é importantíssimo. Se você conseguir agradá-lo, boas recompensas virão!

Autoridade no Mercado

Outra vantagem importante é o fato de que, através de eBooks de excelência, você consegue criar uma certa autoridade no mercado. Seu nome passa a ser uma referência e, assim, você aumentará sua presença digital, o que fará com que seus resultados aumentem consideravelmente!

Agora que você já sabe o que é um eBook e quais são suas vantagens, está preparado para conferir nosso passo a passo para saber como escrever um eBook?!

Como escrever um eBook? 10 passos para um eBook de sucesso!

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Agora vamos para a parte mais importante desse texto: como escrever um eBook de sucesso. Confira 10 passos para criar eBooks interessantes e chamativos, que sejam capazes de arrecadar mais leads de qualidade!

1 - Foque na sua persona, do início ao fim

Antes mesmo de decidir o tema do eBook, sua persona deve ser levada em consideração. Compreenda que você deve escrever o livro digital a fim de suprir uma necessidade da sua persona, deve instiga-la a ler o seu conteúdo.

Se você tiver a persona em mente, poderá elaborar algo que de fato atrairá seu público-alvo e os convencerá a trocar informações pessoais pelo eBook.

2 – Delimite bem o tema do seu eBook

Ao pensar no tema para o eBook, não deixe de usar uma palavra-chave que tenha bastante procura e que tenha relação direta com seu negócio ou site.

Além disso, como já falamos, o livro digital visa aprofundar um assunto específico, então delimite bem a temática para que seu material realmente seja diferenciado.

3 – Escolha um título atraente

A escolha do título é um passo importantíssimo. Muitas pessoas decidem fazer o download (ou não!) de um eBook graças ao seu título.

Procure utilizar números e perguntas para chamar a atenção, além de demonstrar, já no título, que seu material é o mais completo do mercado e que ele responderá as dúvidas do leitor.

4 – Planeje bem o conteúdo

Organize e estruture bem os tópicos do seu livro digital antes de começar a escrever. Isso fará com que você tenha foco e consiga explorar apenas aspectos relevantes.

Desenvolva os tópicos para que eles tenham uma sequência lógica e se complementem. Um bom eBook envolve cada parte do texto para que o resultado final seja um trabalho completo e coerente.

5 – Complemente com imagens de qualidade

A qualidade das imagens é essencial para um eBook de sucesso. Se possível, contrate um designer para criar algumas artes para o seu livro digital, ou então tire as fotos você mesmo. Isso garante mais originalidade e zelo pelo leitor.

Se não puder fazer isso, adquira imagens de sites como o ShutterStock e o GettyImages. Um livro digital com boas imagens e artes fica muito mais profissional e passa muito mais confiança ao leitor.

6 – Trabalhe o design do eBook

Nos livros digitais, não é só o bom conteúdo e imagens que contam: o design é vital! Pense no aspecto visual do seu eBook, o que envolve o tamanho das letras, as fontes, as cores, organização do conteúdo... Tudo é importante!

7 – Revise a gramática e ortografia

Depois que você escrever o conteúdo do livro, não deixe de revisá-lo! Ninguém gosta de ler um texto repleto de erros gramaticais e ortográficos, não é mesmo? Um eBook com muitos erros causa uma interferência negativa na leitura e transparece falta de profissionalismo.

Uma pessoa que baixou seu livro e percebeu vários erros no texto provavelmente não fará o download de outro, no futuro. Pense nisso!

8 – Priorize a experiência do leitor

A experiência do leitor deve ser levada em conta na hora de escrever um eBook. Isso diz respeito ao conteúdo, design e facilidade de leitura do material.

Para isso, evite parágrafos muito longos, utilize negrito para chamar a atenção para um termo ou expressão, faça listas, use subtítulos... Enfim: torne seu texto mais interessante!

9 – Peça a opinião de outras pessoas

Depois que concluir o material, peça para seus familiares e amigos mais próximos lerem o texto. Eles poderão lhe apontar partes que não estejam claras ou que não estejam bem explicadas, por exemplo.

10 – Escolha o formato do eBook

Pronto! Agora basta escolher o formato do seu livro digital, que poderá ser em PDF ou Epub. Veja qual a melhor opção para o seu material e inicie o planejamento para a divulgação do seu eBook!

Escrever um eBook é mais fácil do que você imaginava, não é?! 😊

Agora que você já sabe como escrever um eBook, que tal conhecer outra ferramenta para bombar seu Marketing de Conteúdo? Estou falando do webinar, uma estratégia que pode ser perfeita para você. Não deixe de conferir!

Bruno Gomes Dias

Bruno Gomes Dias

Criador do blog Dose de Marketing, ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

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